Monumentos de Antuérpia

Antuérpia possui inúmeros monumentos que demonstram o esplendor pertencente ao período compreendido entre os séculos XIV ao XIX, e também possui monumentos que ilustram o que de melhor representa as pinturas de grandes artistas, como Rubens que aqui viveu.

Catedral de Antuérpia

Catedral de N. Senhora em Antuérpia

Presentemente Antuérpia é uma moderna cidade europeia sendo o seu ex-libris o Grote Markt ou Mercado Antigo, e a praça principal da cidade onde se situa a Stadhuis “Edifício da Perfeitura”. Outros monumentos de Antuérpia que surpreendem pela sua beleza arquitectónica são: a estação central, Onze Lieve Vrouwe Kathedraal, a Igreja de Carolus Borromeus, Het Steen e Sint – Pauluskirk.

Estação Central

A belíssima Centraal Station de Antuérpia é uma das mais fascinantes estações ferroviárias do mundo e é uma atracção da cidade, sendo que o seu terminal foi edificado no final do século XIX, possui uma cúpula de grandes dimensões assim como um hall interior com uma decoração impressionante, para além de um shopping com diversas lojas. O seu exterior é bastante elaborado com uma beleza única ideal para tirar umas boas fotografias.

Catedral de Nossa Senhora

A Catedral Nossa Senhora (ONZE LIEVE VROUWE KATHEDRAAL) teve a sua construção iniciada em 1352, situa-se entre duas praças e nesta altura era mesmo considerada um dos edifícios mais altos do mundo. A Catedral é uma grande obra de arte edificada em pedra e em estilo gótico, no entanto, a Igreja só se tornou em Catedral em 1559, sendo que, a torre da Catedral ainda sobressai na paisagem de Antuérpia hoje em dia, e no que concerne ao seu interior é de uma riqueza artística incrível onde podemos observar diversas preciosidades como pinturas de Rubens e o Túmulo de Isabella de Bourbon.

Stadhuis/grote markt – edifício do mercado antigo

No centro do velho bairro medieval de Antuérpia fica o Grote Markt, que significa “Grande Mercado”, sendo considerado o centro histórico e a praça principal da cidade, onde podemos observar o edifício da Prefeitura, uma das construções mais belas e antigas da cidade. No centro da praça pode-se avistar uma fonte com a estátua de Brabo, um herói mítico, símbolo de Antuérpia, assim como é de destacar os famosos prédios que cercam a praça de tecto triangular que definem a arquitectura típica da região.

Igreja de Carolus Borromeus

A Igreja de Carolus destaca-se pela sua arquitectura de estilo barroco, com uma fachada muito trabalhada construída pelos jesuítas entre 1615 e 1621. Esta Igreja Barroca foi parcialmente desenhada por Rubens (pintor muito famoso de Antuérpia), tendo este contribuído para a fachada, a torre e grande parte do seu interior. No que concerne ao interior da Igreja de Carolus Barromeus , este foi desenhado de forma a parecer uma sala de banquetes de estilo barroco, propiciando uma invocação do banquete celeste. A decoração luxuosa do seu interior deu á igreja o apelido de “templo de mármore”.

Het steen – castelo medieval

O Castelo Medieval situado nos bancos do Rio Schelde, foi edificado em 1200-1225, e é considerado o edifício mais antigo de Antuérpia. Anteriormente conhecido como Castelo de Antuérpia, Het Steen ganhou o seu nome actual no ano de 1520, após a sua reconstrução definitiva no reinado de Carlos V. A sua reconstrução foi conhecida inicialmente como “s Heeren Steen” (Pedra do Rei), e mais tarde passou simplesmente para “Het Steen” (A Pedra). A palavra “Steen” significa pedra, e é usado para Castelo ou Fortaleza, visto que, este Castelo chegou a ser usado como uma fortificação da cidade. Em 1980, Het Steen tornou-se num museu de arqueologia, e em 1952 passou a abrigar o museu da história marítima de Antuérpia.

Sint  pauluskirk  – igreja de São Paulo

A Igreja de St. Paul’s, fazia originalmente parte de um vasto claustro dominicano, tendo sido edificada em 1571. Após um incêndio ocorrido em 1679, que destruiu parte da sua arte e beleza, foi construída uma nova torre barroca, e a igreja foi restaurada, sendo que, o seu interior magnífico está de novo em exibição para o público, onde podemos encontrar mais de 50 pinturas, 200 esculturas e grandiosos altares barrocos. Nesta igreja estão presentes artes de dezenas de mestres da Antuérpia como Rubens, Van Dyck, Jordaens, Francken, De Vos Quellin, Kerrick etc. Junto da Igreja também podemos observar um Calvário do século XVIII, que vale a pena visitar.


 
Vista de Antuérpia

Viagem a Antuérpia...

Antuérpia é o destino primordial da Bélgica na região de Flandres fazendo fronteira com a Holanda, sendo...

Artigos relacionados

Deixe um comentário