Museus de Antuérpia

A Antuérpia possui também muitos museus, surpreendendo cada um pela beleza e qualidade das suas exposições, sejam elas relacionadas com artes, moda, diamantes, objectos marítimos ou até mesmo escultura moderna.

Museu marítimo no Het Steen

Museu marítimo no castelo medieval Het Steen

No entanto o museu que mais se destaca, visto representar o nome pelo qual a cidade de Antuérpia é conhecida, é o museu do DiamanteProvinciaal DiamantMuseum”.

Museu de Belas Artes de Antuérpia

O Museu de Belas Artes, foi fundado em 1810, estilo neoclássico e concentra uma série de pinturas, esculturas e desenhos do século XIV até ao Século XX, e aqui podem-se observar verdadeiras obras-primas, de pintores como Rubens, Wouters, Vander Weyden, Van Dyck entre outros. O prédio em si já constitui uma obra de arte, pela beleza da sua arquitectura, no entanto, no seu interior é que se encontra a verdadeira beleza da arte de grandes mestres flamengos, que são reconhecidos pela sua excelência no que concerne a pormenores pictóricos, como jóias e tecidos que têm uma incrível semelhança com os objectos reais, para além da alta qualidade da cor presente em todos os quadros.

Museu Marítimo

O Museu Marítimo de Antuérpia, fico inserido como já referi anteriormente, dentro do Het Steen “Castelo Medieval”, nas margens do rio Scheldt, onde é possível ver através do museu alguns navios e também o porto de Antuérpia. No entanto, no interior do museu também se pode observar um conjunto de navios em miniatura e mapas muito antigos.

Museu do Diamante

No Museu do Diamante, o visitante é instruído sobre as características mais importantes para ter uma pedra perfeita, nomeadamente corte, cor, e proporção para obter o máximo de brilho, claridade e quilate, e também aprende a reconhecer o valor de uma pedra de diamante, como por exemplo, a pedra perfeita não tem cor.  Também aqui, o visitante poderá comprar diamantes.

Museu da Moda de Antuérpia

Antuérpia é conhecida como uma das capitais de moda da Europa, e como tal possui um museu da moda criado em 2002 em que a entrada é gratuita, e o qual também possui biblioteca. Neste museu podemos encontrar uma colecção que abrange cinco séculos de vestuário, com uma importante gama contemporânea e um conjunto de têxteis e rendas da Europa. Possui algumas exposições temáticas centradas na moda e no vestuário o que torna muito interessante a visita a este espaço. O Museu da Moda, presta-se assim como um local dinâmico, nomeadamente, museu e um espaço de estudos através da biblioteca.

Museu da Escultura Moderna

O Museu da Escultura Moderna tem uma colecção extraordinária e oferece uma vista da escultura ocidental moderna, incluindo obras de grandes artistas como Auguste Rodin, Bourdelle Emile-Antoine, Aristide Maillol, Pablo Gargallo entre outros. Este museu possui um guia áudio em inglês através do qual se pode fazer um apreciável passeio pelo parque do museu passando pelas variadas colecções, no entanto, para os que preferem uma abordagem mais ordenada, também possui um mapa, que desenha uma caminhada de duas horas pelo parque dando igualmente uma impressão global da colecção. Os visitantes na entrada do museu podem ainda obter um mapa que apresenta uma selecção das obras mais importantes. O museu da escultura moderna, possui outros serviços que estão á disposição do público como palestras, cursos, workshops e visitas guiadas.


 
Vista de Antuérpia

Viagem a Antuérpia...

Antuérpia é o destino primordial da Bélgica na região de Flandres fazendo fronteira com a Holanda, sendo...

Artigos relacionados

Deixe um comentário