Viagem a Antuérpia

Antuérpia é o destino primordial da Bélgica na região de Flandres fazendo fronteira com a Holanda, sendo constituída por mais de meio milhão de habitantes e considerada a cidade onde vive o maior número de pessoas que dominam plenamente quatro idiomas. Os seus habitantes, falam correctamente o Neerlandês, o Francês, o Alemão, e também é possível encontrar alguns falantes de espanhol.

Vista de Antuérpia

Vista da cidade de Antuérpia

No século XVI, Antuérpia era um dos centros financeiros mais importantes do mundo, ou seja, foi considerado o século de ouro da cidade, em que se dizia que os habitantes da cidade viviam como “lujo de señores” (luxo de senhores), utilizando o espanhol, tão importante nas relações comerciais da época, sendo o porto de Antuérpia considerado um dos maiores do mundo.

Esta cidade é considerada o centro mundial do diamante, visto que nela, são negociados cerca de 80% dos diamantes brutos e 50% dos diamantes lapidados do mundo. Sendo assim, devido à sua história culturalmente rica, Antuérpia possui numerosos prédios históricos e museus bastante interessantes, e também como é considerada a cidade dos diamantes, é visível que a jóia é uma das primordiais atracções.

Além de tudo isto, Antuérpia é uma cidade para os amantes da moda, havendo inúmeras lojas de moda e luxo, constituindo assim um genuíno centro de tendências do mundo inteiro.

Desde o final do século XIV, que Antuérpia é considerada o centro mundial do comércio de diamantes, sendo o Porto Comercial uma das curiosidades e também uma das atracções de Antuérpia, assim como o Bairro Judeu de venda de Diamantes que possui inúmeras lojas com as mais belas jóias.

Pelikaanstraat

Como Antuérpia é a cidade dos diamantes, é claro que a jóia é uma das principais atracções, sendo que, se os visitantes desejarem comprar uma jóia com o mais belo e perfeito diamante, devem ir a Pelikaanstraat, que se situa num bairro judeu perto da estação central de Antuérpia, onde poderá eleger uma das inúmeras lojas com as mais belas jóias e diamantes que se dispersam ao longo dos dois lados da rua.

Porto comercial de Antuérpia

O Porto Comercial de Antuérpia ocupa uma extensão no norte da cidade de aproximadamente 13.500 hectares, podendo qualquer visitante conhecer essa mesma extensão através de um passeio de carro ou de barco apreciando a bela vista da cidade de Antuérpia. Antuérpia cresceu muito devido ao seu porto, que se define de importância extrema para a Europa por ser o maior do continente e estar entre os dez maiores do mundo, além disso é o mais produtivo, devido ao comércio de diamantes entre outros. Este porto acolhe 300 linhas regulares de navegação que o ligam a 800 portos ultra marinhos, o que se torna o factor principal pelo qual inúmeras empresas multinacionais, dos mais diversificados sectores e indústrias, optem por estabelecer os seus centros de distribuição para a Europa na região da Antuérpia.

Os Jardins representam uma parte significativa das atracções de Antuérpia, sendo o Jardim Zoológico de Antuérpia a atracção que recebe maior visibilidade visto acolher quase seis mil espécies de animais sendo considerado um dos maiores de toda a Europa. O Aquatopia, que é um Aquário Zoo também é considerado uma das atracções de Antuérpia, assim como o Jardim Botânico que surpreende pela sua beleza e raridade das suas plantas.

Jardim Zoológico de Antuérpia

O Jardim Zoológico de Antuérpia foi fundado em 1843 e é considerado um dos mais famosos e antigos do mundo, acolhendo cerca de 6000 animais de 950 espécies diferentes, incluindo espécies raras como o rinoceronte branco. Dentro deste zoológico também podemos encontrar um museu de história natural centrando-se em temas relacionados com a fauna nativa, e também uma área dedicada a uma colecção de microscópios antigos entre outros artigos. Ainda no zoo da Antuérpia podemos usufruir de outros serviços como o planetário que foi adicionado recentemente, aquário com os animais mais interessantes alguma vez vistos, um recinto com golfinhos e o aviário também com inúmeras espécies. A própria arquitectura do zoo é de salientar, nomeadamente, a casa da girafa e do elefante no estilo de um templo egípcio.

Aquário Zoo

O Aquário Zoo de Antuérpia, é uma atracção de âmbito educacional, com diversos aquários que possuem recreações de outros habitats marinhos incluindo florestas de chuva, recifes corais, deltas do rio entre outras. Dentro do Aquário Zoo, existem diversas exibições especiais com tubarões e também demonstrações relacionadas com os mistérios das profundezas do oceano. Sendo assim os visitantes entram numa viagem excepcional através de florestas tropicais, rios, cavernas subaquáticas e recifes de coral nas profundezas do oceano, de forma a conhecer melhor estas espécies marinhas.

Jardim Botânico de Antuérpia

O Jardim Botânico, surpreende pela sua beleza natural, com cerca de 2000 plantas raras, árvores e arbustos, espécies tropicais e subtropicais, tendo assim um histórico de mais de 200 anos.

O jardim é o “lar de uma interessante seleção de espécies botânicas as quais estão claramente identificadas e classificadas para os entusiastas interessados e amantes de plantas similares”.


 
Chocolate Burie

Gastronomia de Antuérpi...

Antuérpia não possui uma gastronomia muito vasta, mas o pouco que apresenta surpreende pela sua elevada qualidade e...
Museu marítimo no Het Steen

Museus de Antuérpia...

A Antuérpia possui também muitos museus, surpreendendo cada um pela beleza e qualidade das suas exposições, sejam...
Catedral de Antuérpia

Monumentos de Antuérpia...

Antuérpia possui inúmeros monumentos que demonstram o esplendor pertencente ao período compreendido entre os...

Deixe um comentário