Tag

São Francisco | Viajar Barato PT

Atrações Turísticas de São Francisco

By | São Francisco | No Comments

São Francisco é uma cidade atípica, grande centro financeiro, sendo já a décima oitava cidade mais rica do mundo, é também um fascinante destino de férias repleto de atrações turísticas.

Ferry Building

Ferry Building

Pier 39

Uma das atracções de São Francisco de grande destaque, o Pier 39 oferece lojas, restaurantes e actividades suficientes para manter os visitantes ocupados durante horas.

Pier 39 é um complexo de 18 hectares, localizado a poucos quarteirões do famoso Fisherman’s Wharf. A vista do cais é maravilhosa e a área foi apelidada pelo jornal diário, San Francisco Chronicle, como o Best Place to People Watch in San Francisco – melhor local de visita em São Francisco.

Originalmente construído em 1905 como um cais de carga, graças à visão de alguns cidadãos, o Pier 39, teve umavida nova em 1978, quando  foi remodelado como uma pitoresca vila de pescadores, e desde então tem o nome de Doca dos Pescadores.

A maioria das lojas, restaurantes e atrações no Pier 39 estão abertas das 10h até as 24h durante a semana, mas encerram mais tarde às sextas e sábados.

É uma das zonas mais movimentadas da cidade, por isso a sua visita é mais fácil recorrendo aos transportes públicos.

Ferry Building Marketplace

O Mercado Ferry Building está localizado no histórico Ferry Building. Com diversas lojas, restaurantes e cafés, é um local de grande interesse turístico, assim como um local que satisfaz as necessidades dos moradores. Os cafés e restaurantes do mercado representam a vasta diversidade cultural da cozinha e a grande qualidade dos melhores chefes de São Francisco.

Ferry Building, é um edifício histórico que foi projectado por A. Page Brown e ficou concluído em 1898. A monumental Beaux Arts Ferry Building foi o principal ponto de chegada e partida para San Francisco até a construção da Golden Gate e Bay bridge, no final dos anos 1930. A principal característica do interior do edifício é a grande nave, muito iluminada. A Nave é caracterizada por treliças de aço arqueado, tijolos e ornamentos de terracota, paredes de mármore do Tennessee, e um piso de mármore decorativas em mosaico. Uma rendição grande mosaico do Grande Selo do Estado da Califórnia tomou o lugar de honra no centro do chão. A fachada do edifício de arenito Colusa com a sua torre do relógio monumental de 245 metros de altura, modelado a partir da torre do relógio da Catedral Giralda, em Sevilha, Espanha, tem sido um marco no sopé da Market Street, em San Francisco há mais de cem anos.

Torre Coit

A Torre Coit foi criada  para cumprir o legado de Lillie Hitchcock Coit, que deixou recursos a serem utilizados para embelezar a cidade que amava. Coit Tower é um ícone no horizonte de São Francisco, uma torre simples com vista para o mar San Francisco.

A não perder são os murais que decoram o lobby, considerado um dos melhores exemplos da Califórnia da época da depressão.  Parte das Obras Públicas do Projecto Arte, foram pintadas em 1934 por 25 artistas.

Os murais do átrio continuam atrás de uma porta ao lado da loja, nas escadas e em todo o segundo andar. Esta área está fechada para o público em geral, excepto durante a guiada gratuita Coit Tower passeios, dada pelo City Guides.

Coit Tower fica no topo de Telegraph Hill, que paira sobre o lado leste de San Francisco. Ele serve de marcador direccional para pessoas perdidas nos labirintos das ruas da cidade, mas com a sua rica história e com vistas privilegiadas,  Coit Tower oferece muito mais do que apenas uma forma de se orientar.

Ilha de Alcatraz

A Ilha de Alcatraz, está Localizada no meio da Baía de São Francisco, e é mais conhecida como o local da prisão infame, onde alguns dos mais notórios criminosos do país, foram presos.

Outro nome comum para Alcatraz é “The Rock” como a 22 hectares (9 ha) a grande ilha não é muito mais do que uma grande rocha. Inicialmente, não havia todo o solo, tudo era transportado para a ilha no início do século 20, para que os guardas prisionais podessem criar um jardim.

Prisão de Alcatraz

A prisão tornou-se famosa por ter albergado  presos famosos como Al Capone,  Bill “Machine Gun” Kelly,  Alvin “Creepy” Karpis – parceiro do notório Ma Baker – e  “Birdman” Robert Stroud.

A Prisão de Alcatraz ficou conhecida como sendo a prisão da qual ninguém conseguia escapar e, apesar de muitas tentativas, ninguém fugiu com sucesso de Alcatraz, durante os seus 29 anos de operação.

Embora a Ilha de Alcatraz seja  propriedade governamental, os visitantes devem reservar o transporte através de uma empresa privada, a fim de ter acesso à ilha. Os planos devem ser feitos com bastante antecedência, especialmente durante os meses de verão,. A maioria das visitas inclui as Alcatraz Cellhouse Audio Tour, que é essencialmente uma visita auto-guiada à prisão. Os visitantes também podem explorar a área fora da prisão. A área é um bom lugar para observar plantas nativas.

Fisherman’s Wharf

O Fisherman’s Wharf é uma lenda da cidade. Na beira da baía, este antigo atracadouro de pescadores é agora um ponto turístico animadíssimo, com diversos restaurantes, um museu de cera e pequenas lojas de todo tipo, desde malhas, artigos electrónicos, a barraquinhas a vender casquinhas de siri.

Union Square

A terceira maior zona comercial nos Estados Unidos, San Francisco Union Square é a casa de toneladas de lojas de luxo e hotéis.

O terramoto e incêndio de 1906 danificaram a maioria dos edifícios que  rodeavam Union square, mas a área foi recuperada rapidamente. O Hotel São Francisco foi reconstruído em 1907. O hotel ainda está localizado na praça.

As melhores lojas foram atraídas para esta área e começaram a mover-se dentro da Union Square tornando-se o local preferido para concertos ao ar livre e a árvore de Natal anual. No entanto Union Square é fiel à sua história e os protestos continuam a ter aqui lugar.

Alguns dos melhores hotéis da cidade estão situadas dentro ou perto da Union Square, incluindo o São Francisco, Frances Drake Hotel, e o San Francisco Grant Hyatt.

Monumentos de São Francisco

By | São Francisco | No Comments

São Francisco é um destino turístico muito popular, conhecido pela sua neblina fria de Verão, pelas suas grandiosas e íngremes colinas, pela mistura de arquitetura Vitoriana e Moderna e pelos monumentos construídos no séc. XX, onde alguns deles são marcos históricos famosos.

Monumento Vitoria

Monumento Vitoria

Ponte Golden Gate

A Golden Gate Bridge significa em português, Ponte do Portão Dourado, é o principal cartão de visita da cidade, uma das mais conhecidas construções dos Estados Unidos, e é considerada uma das Sete maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis.

Golden Gate Bridge, está localizada na entrada da baía de São Francisco, é considerada um marco na construção de pontes pênseis. Concluída em 1937, com o maior vão até então atingido, 1.280 m, a ponte manteve o título de a mais longa do mundo até 1964, ano em que foi inaugurada a ponte Verrazano Narrows (NY), com 1.298 m de vão.

Apesar de hoje ser difícil imaginar São Francisco sem a ponte Golden Gate, na época de sua construção muitos duvidavam do seu sucesso. Fatos como a devastação causada pelo terramoto de 1906, a Primeira Guerra Mundial e a oposição daqueles que acreditavam que tal obra comprometeria a beleza da baía de São Francisco deixavam as pessoas inseguras em relação à ponte.

Enquanto o clima e o risco de terramotos exigiam uma estrutura rígida e segura, a intensa navegação existente na região exigia um grande vão livre. Além disso, o local necessitava de uma arquitectura que correspondesse à sua beleza natural.

A ponte Golden Gate, é um local onde com frequência ocorrem suicídios. A queda ronda aproximadamente quatro segundos e quem salta da ponte atinge a água a uma velocidade de 120 km/h, que é quase sempre fatal.

Desde que foi terminada,Golden Gate Bridge  já foi interditada cinco vezes devido aos ventos (1951, 1982, 1996 e 2005). Os ventos de 1982 foram particularmente fortes o suficiente para fazer movimentos visíveis na ponte, ondulando para os lados.

St. Mary’s Cathedral

A impressionante catedral St. Mary, foi construída em 1967 pelo arquitecto e engenheiro de renome, Pier Luigi Nervi com a parceria do arquitecto Pietro Belluschi. A igreja é um dos destaques arquitectónicos da cidade.

Oficialmente chamada de Catedral de Santa Maria da Assunção, mas mais conhecida simplesmente como a Catedral de St. Mary’s, esta grandiosa igreja de São Francisco tornou-se num marco facilmente reconhecível para aqueles que frequentam a cidade.

Concluído em 1971, esta catedral católica – a Igreja Mãe da Arquidiocese de São Francisco de 58m de altura,  é coberta com uma cruz de 17m de altura em ouro.O estilo arquitectónico da catedral St. Mary, é geralmente descrito como moderna expressionista. A catedral flúi para cima em linhas graciosas de cada um dos seus quatro cantos, reunidos no meio para formar uma cruz.

O telhado é coberto com mármore italiano branco. Os quatro pilares de canto apoio da cúpula, que se eleva a 19 histórias. De acordo com registos do arquitecto, a superfície interna da cúpula é composta por 1.680 cofres pré-moldados triangulares de 128 tamanhos diferentes, projectados para distribuir o peso da cúpula.

Transamerica Pyramid

A Transamerica Pyramid foi construída em 1972, e a silhueta única do arranha-céus tornaram esta, um ícone emblemático de São Francisco. Projectada pelo arquitecto William Pereira, com 260 m está entre os cinco edifícios mais altos do mundo.

Quando os planos para a nova sede da Companhia TransAmerica foram revelados em 1969, muitos dos cidadãos de São Francisco se opuseram à construção do edifício proposto. A maioria das pessoas afirmara que a pirâmide em forma de arranha-céus futurista não caberia na cidade de São Francisco, que é mais conhecido pelas suas pitorescas casas de madeira Vitorianas do que para os seus arranha-céus.

Magic Theatre

O Magic Theatre, é um dos teatros mais importantes do país, dedicado exclusivamente ao desenvolvimento e produção de novas peças. Sob a liderança do Director Artístico Loretta Greco, a missão do Teatro Mágico é dar voz aos dramaturgos, ambos estabelecidos e emergentes, bem como desenvolver e promover o trabalho dos artistas de teatro. Magic Theatre delicia o público, com temas contemporâneos, com originalidade e humor, um senso de urgência e de aventura.

Fundado por John Lion em 1967 no Bar do Steppenwolf, em Berkeley, o Magic Theatre, é o nome derivado do romance de Lobo da Estepe de Herman Hesse. Tem desempenhado um papel central no movimento do teatro nacional das últimas quatro décadas.

Magic Theatre e dramaturgos, ganharam quatro prémios Pulitzer de Drama (Sam Shepard, David Mamet, de Paula Vogel, Nilo Cruz) e dez Obie Awards. Outros prémios incluem o Prêmio Kennedy Center, PEN-Oeste Awards para o drama, numerosos Bay Area Critics Circle Awards, em Los Angeles Drama-Logue Award, e o NAACP Image Award. Actuando no histórico de São Francisco Fort Mason Center. Teatro Mágico é uma organização sem fins lucrativos, apoiada pelas receitas de ingressos, subsídios de agências locais e nacionais, bem como centenas de doadores individuais e corporativos.

Victoria Monument

No centro da Union Square fica uma alta coluna, em cima da uma estátua de Victoria, a deusa da vitória. O monumento comemora a vitória do almirante Dewey em 1898, na baía de Manila, durante a guerra espanhola/americana.

Gastronomia de São Francisco

By | São Francisco | No Comments

De acordo com informações do Convention Center and Visitors Bureau divulgadas em 2008, a cidade de San Francisco tem aproximadamente 4.400 restaurantes. Assim como em São Paulo, Nova York e outras grandes metrópoles, em São Francisco a diversidade de pratos e cozinhas é grande, não sendo por isso difícil, encontrar um restaurante que agrade.

São Francisco visto do Carnelian Room

Vista através do Carnelian Room

A população de São Francisco é heterogénea, constituída por  30% da população de origem asiática e 14% hispânica, a cidade abriga grandes chefes chineses (Chinatown) e japoneses (Japantown), indianos, tailandeses, coreanos e mexicanos. Também tem excelentes restaurantes italianos (Little Italy, em North Beach) e franceses. Carnes, peixes, aves e legumes são encontrados nas receitas mais atractivas, só que custam caro. A comida não é barata nos EUA, principalmente a boa cozinha. No entanto, os pratos individuais são grandes e servem bem duas pessoas.

Para os gourmets mais curiosos, podem comprar a publicação Zagat Survey, que todos os anos catalogam os melhores restaurantes de São Francisco e da Bay Area por preço, área e tipo de comida. Também traz dicas de casas nocturnas para solteiros e casados.

Mesmo com toda essa opção de bons pratos, ainda há quem prefira fast food. São Francisco também tem sanduicherias, onde se encontram bons hambúrgueres e tradicionais pratos mexicanos.

Quem nunca experimentou ou que pelo contrário adora cheesecake, deve aproveitar a visita para provar as tortas de queijo da CheeseCake Factory, que são servidas em grandes fatias, misturadas com vários sabores de frutas, chocolates e nozes. A casa fica no coração da Union Square.

Os vinhos californianos são conhecidos em todo o mundo. As vinícolas de Mendoncino, Sonoma, Napa (norte de São Francisco) e Central Coast (Santa Cruz, Monterey, Carmel, San Luis Obispo e Santa Barbara) são visitadas até mesmo pelos enólogos mais exigentes. As regiões produzem bons vinhos com a mistura de várias uvas. A zinfandel, nativa da Califórnia, é usada na produção de vinhos brancos e tintos. Eles vão dos suaves e frutados aos encorpados. A uva chardonnay que cresce na Califórnia também é bem cotada entre os apreciadores de vinho branco. As bebidas alcoólicas em geral podem ser adquiridas nas vinícolas, nos supermercados e nas liquor stores.

No número 2.765 da Hyde Street, próximo à Ghirardelli Square, outra bebida faz sucesso entre os que moram e os que visitam San Francisco é o Irish Coffee. Mistura de café quente, uísque irlandês, açúcar e creme, a bebida deu fama internacional ao bar The Buena Vista. Mesmo durante o dia, os balcões ficam cheios, mas a bebida vale bem a pena a espera. A casa mantém a receita criada em 1952. Também serve pratos variados, sanduíches, saladas, batata frita e outros petiscos. Em frente ao The Buena Vista fica um ponto de parada do cable car.

Na 555 California Street, próximo a Chinatown, o Bank of America Building tem no último andar um bar com uma das melhores vistas da cidade -o Carnelian Room. Inaugurado em 1969, o prédio tem 232 metros de altura e foi, até 1998, a sede mundial do Bank of America. De lá, dá para ver a Golden Gate e a Bay Bridge, a prisão de Alcatraz e outros pontos turísticos. Vale a pena visitar no final da tarde ou à noite. A comida não é nada especial e os preços não são populares, mas há bebidas variadas. Durante os dias úteis, a maioria dos bares e restaurantes fecha às 21h na Califórnia. Em San Francisco, alguns mantêm o serviço até as 22h, mas o turista esfomeado não deve arriscar. Pode parecer estranho para um europeu acostumado a sair de casa às 21h, mas é o hábito local. Normalmente, os californianos saem para jantar em plena luz do dia.

Nos fins-de-semana, os restaurantes estão abertos até às 23h. Quem perde a hora tem de recorrer aos serviços 24 horas.

Viagem a São Francisco

By | São Francisco | No Comments

São Francisco é a quarta maior cidade do Estado da Califórnia, com mais de 739 mil habitantes, e é uma das maiores cidades da costa pacífica dos Estados Unidos da América.

São Francisco

São Francisco

A cidade de São Francisco,é famosa pela sua cultura e por ser o centro do movimento pelos direitos dos homossexuais. Tem diversos pontos de interesse turístico, desde monumentos, museus, restaurantes, espaços nocturnos, bairros de grande diversidade étnica, paisagem natural. Estes são apenas alguns dos aspectos da cidade que fazem de São Francisco uma das cidades mais visitadas do mundo.

San Francisco foi fundada como um presídio espanhol em 1776 com o nome de Yerba Buena, sendo controlada pela Espanha até 1821, e pelo México entre 1821 e 1846. Posteriormente foi  ocupada pela Marinha dos Estados Unidos,e então baptizada com o seu actual nome, São Francisco. Graças a uma corrida do ouro no Estado de Califórnia, em 1849, São Francisco começou a crescer rapidamente.

San Francisco é mundialmente conhecido, principalmente pelos seus locais carismáticos, como a Ponte Golden Gate, a antiga prisão de Alcatraz, o cais dos pescadores, Chinatown.

A cidade localiza-se numa região vulnerável a cataclismos. Grandes abalos sísmicos ocorreram ao longo da história da cidade, sendo o mais conhecido e destruidor o Sismo de 1906. No entanto, São Francisco reconstruiu-se rapidamente deste, e outros desastres naturais.

São Francisco, tem duas bandeiras características, que são a expressão da sua história e cultura. Numa das bandeiras,  está desenhada uma Fénix que representa originalmente um emblema da nova era da prosperidade à espera para a cidade, após se ter  erguido das cinzas do velho Acto da consolidação para o poder renovado sob a Nova Patente. Actualmente a Fénix, é interpretada popularmente como  o renascimento após a destruição dos incêndios, que se seguiram ao terramoto de 1906. Esta bandeira foi desenhada por John W. Gamble. A segunda , trata-se da famosa bandeira do arco-íris , um símbolo do movimento LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros), foi criada por Gilbert Baker, em 1978, e alçada em público pela primeira vez em 25 de Junho do mesmo ano, na San Francisco Gay Freedom Day Parade.

A Gastronomia de São Francisco, é variada, conta com a diversidade de povos e culturas que esta cidade alberga. Podemos encontrar muita cozinha Asiática, resultado da grande percentagem de Chineses, Japoneses, Tailandeses, entre outros, perfazem cerca de 30% da população de San Francisco. Claro que também encontramos a famosa Fast Food, que conta com pratos XL, tanto em tamanho como em calorias, e comida Europeia, principalmente Italiana e Francesa .

São Francisco é muito rico em locais a visitar, conta com Bairros pitorescos, cada um deles com vidas muito próprias e independentes. Tem inúmeros museus e monumentos de visita obrigatória. E localizada no meio da Baía de São Francisco, a Ilha de Alcatraz, é o local da famosa prisão de Alcatraz, mundialmente conhecida, por alguns presos que por lá passaram, como o Al Capone e outros.