Monumentos de São Francisco

São Francisco é um destino turístico muito popular, conhecido pela sua neblina fria de Verão, pelas suas grandiosas e íngremes colinas, pela mistura de arquitetura Vitoriana e Moderna e pelos monumentos construídos no séc. XX, onde alguns deles são marcos históricos famosos.

Monumento Vitoria

Monumento Vitoria

Ponte Golden Gate

A Golden Gate Bridge significa em português, Ponte do Portão Dourado, é o principal cartão de visita da cidade, uma das mais conhecidas construções dos Estados Unidos, e é considerada uma das Sete maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis.

Golden Gate Bridge, está localizada na entrada da baía de São Francisco, é considerada um marco na construção de pontes pênseis. Concluída em 1937, com o maior vão até então atingido, 1.280 m, a ponte manteve o título de a mais longa do mundo até 1964, ano em que foi inaugurada a ponte Verrazano Narrows (NY), com 1.298 m de vão.

Apesar de hoje ser difícil imaginar São Francisco sem a ponte Golden Gate, na época de sua construção muitos duvidavam do seu sucesso. Fatos como a devastação causada pelo terramoto de 1906, a Primeira Guerra Mundial e a oposição daqueles que acreditavam que tal obra comprometeria a beleza da baía de São Francisco deixavam as pessoas inseguras em relação à ponte.

Enquanto o clima e o risco de terramotos exigiam uma estrutura rígida e segura, a intensa navegação existente na região exigia um grande vão livre. Além disso, o local necessitava de uma arquitectura que correspondesse à sua beleza natural.

A ponte Golden Gate, é um local onde com frequência ocorrem suicídios. A queda ronda aproximadamente quatro segundos e quem salta da ponte atinge a água a uma velocidade de 120 km/h, que é quase sempre fatal.

Desde que foi terminada,Golden Gate Bridge  já foi interditada cinco vezes devido aos ventos (1951, 1982, 1996 e 2005). Os ventos de 1982 foram particularmente fortes o suficiente para fazer movimentos visíveis na ponte, ondulando para os lados.

St. Mary’s Cathedral

A impressionante catedral St. Mary, foi construída em 1967 pelo arquitecto e engenheiro de renome, Pier Luigi Nervi com a parceria do arquitecto Pietro Belluschi. A igreja é um dos destaques arquitectónicos da cidade.

Oficialmente chamada de Catedral de Santa Maria da Assunção, mas mais conhecida simplesmente como a Catedral de St. Mary’s, esta grandiosa igreja de São Francisco tornou-se num marco facilmente reconhecível para aqueles que frequentam a cidade.

Concluído em 1971, esta catedral católica – a Igreja Mãe da Arquidiocese de São Francisco de 58m de altura,  é coberta com uma cruz de 17m de altura em ouro.O estilo arquitectónico da catedral St. Mary, é geralmente descrito como moderna expressionista. A catedral flúi para cima em linhas graciosas de cada um dos seus quatro cantos, reunidos no meio para formar uma cruz.

O telhado é coberto com mármore italiano branco. Os quatro pilares de canto apoio da cúpula, que se eleva a 19 histórias. De acordo com registos do arquitecto, a superfície interna da cúpula é composta por 1.680 cofres pré-moldados triangulares de 128 tamanhos diferentes, projectados para distribuir o peso da cúpula.

Transamerica Pyramid

A Transamerica Pyramid foi construída em 1972, e a silhueta única do arranha-céus tornaram esta, um ícone emblemático de São Francisco. Projectada pelo arquitecto William Pereira, com 260 m está entre os cinco edifícios mais altos do mundo.

Quando os planos para a nova sede da Companhia TransAmerica foram revelados em 1969, muitos dos cidadãos de São Francisco se opuseram à construção do edifício proposto. A maioria das pessoas afirmara que a pirâmide em forma de arranha-céus futurista não caberia na cidade de São Francisco, que é mais conhecido pelas suas pitorescas casas de madeira Vitorianas do que para os seus arranha-céus.

Magic Theatre

O Magic Theatre, é um dos teatros mais importantes do país, dedicado exclusivamente ao desenvolvimento e produção de novas peças. Sob a liderança do Director Artístico Loretta Greco, a missão do Teatro Mágico é dar voz aos dramaturgos, ambos estabelecidos e emergentes, bem como desenvolver e promover o trabalho dos artistas de teatro. Magic Theatre delicia o público, com temas contemporâneos, com originalidade e humor, um senso de urgência e de aventura.

Fundado por John Lion em 1967 no Bar do Steppenwolf, em Berkeley, o Magic Theatre, é o nome derivado do romance de Lobo da Estepe de Herman Hesse. Tem desempenhado um papel central no movimento do teatro nacional das últimas quatro décadas.

Magic Theatre e dramaturgos, ganharam quatro prémios Pulitzer de Drama (Sam Shepard, David Mamet, de Paula Vogel, Nilo Cruz) e dez Obie Awards. Outros prémios incluem o Prêmio Kennedy Center, PEN-Oeste Awards para o drama, numerosos Bay Area Critics Circle Awards, em Los Angeles Drama-Logue Award, e o NAACP Image Award. Actuando no histórico de São Francisco Fort Mason Center. Teatro Mágico é uma organização sem fins lucrativos, apoiada pelas receitas de ingressos, subsídios de agências locais e nacionais, bem como centenas de doadores individuais e corporativos.

Victoria Monument

No centro da Union Square fica uma alta coluna, em cima da uma estátua de Victoria, a deusa da vitória. O monumento comemora a vitória do almirante Dewey em 1898, na baía de Manila, durante a guerra espanhola/americana.


 
São Francisco

Viagem a São Francisco...

São Francisco é a quarta maior cidade do Estado da Califórnia, com mais de 739 mil habitantes, e é uma das maiores...

Artigos relacionados

Deixe um comentário