Museus de São Francisco

São Francisco é uma cidade Cosmopolita, é na região da Baía que se encontram a maior parte dos museus, centros comerciais, restaurantes e lugares históricos

Museu de Arte Moderna de São Francisco

Museu de Arte Moderna de São Francisco

Museu de arte Moderna de San Francisco

O San Francisco Museum of Modern Art é um centro dinâmico para a arte moderna e contemporânea. Organização sem fins lucrativos, cujo lema de acção passa pela ideia de que arte pode transformar vidas e cujo desafio é encorajar novas formas de ver, pensar e colaborar com o mundo.

Possui uma longa história de excelência em expor e recolher os principais artistas e designers do nosso tempo. O museu de Arte Moderna de São Francisco, esforça-se para envolver e inspirar uma grande diversidade de audiências, prosseguindo com um programa inovador de exposições, educação, publicações e actividades de colecções.

Museu de Belas Artes de San Francisco

O Museu de Belas Artes de San Fancisco compreende o Museu De Young no Golden Gate Park e o da Legião de Honra no Lincoln Park. É uma das maiores instituições públicas de artes na cidade de San Francisco e um dos maiores museus de arte nos Estados Unidos.O Museu tem como objectivos:

  • Apresentar exposições de elevada qualidade
  • Fornecer programas de arte extensa e inovadora de ensino para pessoas de todas as idades e interesses
  • Envolver activamente um público diverso em todas as actividades dos museus
  • Conservar os objectos de coleccionadores, com duplo objectivo, ou seja, preservar os objectos e expô-los à comunidade, com total confiança
  • Divulgar as colecções através da publicação académica.
  • O Museu de Belas Artes promove exposições de alta qualidade, programas de educação e sensibilização, para além de ser um ponto divulgador da arte de San Francisco.

Museu de História Natural

Da autoria do arquitecto italiano Renzo Piano, e inaugurado em 2008, o novo Museu de História Natural da Academia de Ciências da Califórnia, no Golden Gate Park em São Francisco, é um bom exemplo de arquitectura sustentável e integração na paisagem circundante.

A cobertura do museu de História Natural, é um jardim com colinas que funciona como isolamento, que reaproveita as águas das chuvas e que através de clarabóias com sistemas de abertura automáticos providencia a iluminação e ventilação natural à maioria dos espaços do museu. Ainda assim, é delimitada por painéis solares foto voltaicos que produzem mais de 10% das necessidades energéticas do edifício, para além de servirem de sombreamento.

O edifício do museu de História Natural foi certificado pelo sistema LEED com a classificação Platinum, sendo o maior e mais sustentável classificado por este sistema. Para além da produção de energia a partir do sol, do aproveitamento das águas das chuvas, do isolamento natural da cobertura, muitos outros factores estiveram na base desta certificação. Entre eles: sistemas de recuperação de calor que reutilizam a energia térmica produzida pelos sistemas de AVAC; a água salgada do aquário que é canalizada do Oceano Pacífico; tem canalizações independentes para água potável e para água sanitária; mais de metade das madeiras utilizadas provém de plantações sustentáveis; o isolamento das paredes é feito de algodão para jeans reciclado; foram reutilizados e reciclados cerca de 90% dos resíduos de demolição do anterior complexo existente – foram reutilizados 9000 toneladas de cimento.


 
São Francisco

Viagem a São Francisco...

São Francisco é a quarta maior cidade do Estado da Califórnia, com mais de 739 mil habitantes, e é uma das maiores...

Artigos relacionados

Um comentário para Museus de São Francisco

  1. Lili diz:

    Corrigindo que este Museu não é de autoria do Renzo Piano, mas do arquiteto Mario Botta!!!!

Deixe um comentário