Gastronomia de Rodes

“Hilopities” (espécie de macarrão cozido com molho de tomate ou carne) e “mousaka” (o famoso prato com batatas, beringelas, queijo e bechamel) são algumas das muitas especialidades de Rodes.

Baklava

Baklava

Refeições apetitosas,  podem ser encontradas em todos os restaurantes e bares tradicionais da cidade de Rodes, bem como nas tavernas tradicionais nas aldeias de Rodes.

A vila de Afandou é especializada em pratos de carne cozida em panelas de barro, juntamente com batatas e cebolas frescas, nesta vila também é muito famoso  o prato chamado “pitaroudia”.Rodes também tem doces tradicionais como o rega-boca, feito com mel e nozes e o “baklava famoso” com gergelim e um doce mel.

Os vinhos são famosos pelo seu grande gosto e qualidade desde os tempos antigos,uma vez que as adegas da ilha produzem vinhos da ilha de vinhedos, beneficiando da fertilidade do solo e do sol constante. As marcas mais conhecidas são as dos vinhos secos “Ilios” e Grand Maitre” e o vinho tinto seco “Chevalier de Rodes”.

A gastronomia grega baseia-se em ingredientes frescos. Carnes ou peixes são simplesmente grelhados e servidos com ervas, especialmente o orégãos, ou molho de limão. Carneiro, frango e porco podem ser servidos grelhados, ou, ainda, cozidos em saborosos molhos. As costeletas de carneiro são deliciosas à base de tomate com especiarias. Da culinária mais tradicional destacam-se as massas como o mussaká, que é uma espécie de lasanha com berinjela e o pasticcio, com macarrão, carne e molho bechamel.

Os peixes e frutos do mar recém-chegados, fritos ou grelhados, fazem parte integrante da gastronomia grega. Destacam-se o octapodi (polvo) e a kalamarakia (lulas); a Barbúnia (trilha) e o Lavráki (robalo) ou os excelentes garides (camarões) e astakós (lagostas).

O café da manhã, o iogurte grego, que é suave e encorpado, pode ser apreciado com frutas e coberto com o maravilhoso mel produzido na Grécia. Tanto o iogurte como o mel grego predominam em toda a Europa. Os sumos de frutas naturais são imperdíveis.

Para um lanche rápido, há o giros pita que consiste em carne de carneiro ou pernil, temperadas e fatiadas a partir de um espeto giratório e que pode ser servido tanto no prato, como em salada, com cebola, iogurte e batatas fritas, ou com todos os ingredientes enrolado na pita, um pão do tipo sírio, que se come com a mão como um sanduíche.

As sobremesas incluem saborosos doces feitos em geral no próprio local de venda, como as loukoumádes (bolinhos tipo sonhos, fritos, com mel e canela), bougátsa (doce de creme ou queijo com canela e açúcar), halvá, rizogalo (arroz doce), galaktobúriko (torta de leite), baklavás (mil folhas com amêndoas) e kadaífi (também de amêndoas e canela).

Queijos

Os queijos gregos são deliciosos. Alguns, são famosos em todo o mundo, como o Feta (feito de leite de cabra) e o Graviera; outros de produção caseira e local, de determinados lugares, tem um paladar diferente e são muito saborosos. Os queijos de Metsovo são especiais, principalmente os defumados, que são servidos derretidos para comer com pão ou em crepes.


 
Rodes

Viagem a Rodes...

Rodes, é uma ilha pertencente ao Dodecanese que  é composto por mais de 163 ilhas e ilhotas, das quais apenas 26...

Artigos relacionados

Deixe um comentário