Viagem a Rodes

Rodes, é uma ilha pertencente ao Dodecanese que  é composto por mais de 163 ilhas e ilhotas, das quais apenas 26 são habitadas, e está situada na parte mais oriental da Grécia, nas fronteiras da Europa. Em Rodes pode encontrar  uma maravilhosa mistura de estilos arquitectónicos, e de culturas orientais e ocidentais e é onde encontra o Colosso de Rodes, uma das Sete Maravilhas do Mundo.

Rodes

A praia em Rodes

Quase toda a ilha possui seus restos clássicos. Os monumentos de Rodes são numerosos, assim como os museus de Rodes com interessantes histórias, convidativos a largos “passeios entre culturas”.

Rodes é a principal cidade grega da ilha de Rodes, no sudeste do Mar Egeu, a capital do Dodecaneso. Tem uma população de aproximadamente 80.000 habitantes e é uma das mais bem preservadas cidades medievais na Europa, sendo que em 1988 foi designada Património Mundial da UNESCO. A cidade de Rodes é um popular destino de turismo internacional. A sua gastronomia é famosa e conta com refeições bem apetitosas e apelativas.

O Colosso de Rodes, foi construído pelo Lyndian escultor Chares entre 304 e 293 aC,  e foi concluída em 282 aC. A estátua representava o deus-sol Helios, e ficava na entrada do porto. A antiga cidade teve uma bem construída rede de esgotos, bem como uma rede de abastecimento de água, conforme delineado por Hippodamus. No entanto um forte sismo atingiu Rodes cerca de 226 aC, danificou a cidade e derrubou o Colosso.

A medieval cidade de Rodes é a capital da Ilha, está situado na ponta nordeste da ilha e forma um triângulo de norte a sul. Faz fronteira com o Mar Egeu, no norte, leste e oeste e com os municípios de Ialysos e Kallithea, no sul.

A costa da ilha de Rodes é embelezada com areia dourada, pedras multicoloridas e águas cristalinas.A costa ocidental é mais fértil e apresenta uma vasta área de floresta, mas também tem praias rochosas. O interior do Rodes é  montanhoso e muito menos arborizado que a costa Ocidental,  oferecendo uma paisagem exuberante. Como exemplo de uma paisagem única e muito conhecida de Rodes, temos o Vale das Borboletas, quem o visitou sabe do que escrevo.

Clima de Rodes

O clima de Rodes é um clima mediterrâneo ameno, caracterizado por verões ensolarados e secos, e invernos suaves. Durante os meses de Julho e Agosto decorrem temperaturas suportáveis, nesta altura é costume haver uma brisa. Como a ilha de Rodes tem um clima bastante húmido, durante o Inverno e Outono é comum haver algumas chuvas fortes.

Serviço Rodoviário

A Cidade Medieval impede o livre trânsito de veículos automóveis particulares durante o verão para o centro da cidade moderna, que é constituída principalmente por ruas estreitas e  de sentido único. Encontrar um espaço de estacionamento é difícil e, além disso, está sob uma taxa. No que respeita aos autocarros, os serviços dentro da cidade são  actualmente ineficientes como a empresa de transportes urbanos locais (RODA). A sua frota é antiga e pequena, as rotas são inconvenientes e sem horários específicos.

Os táxis na cidade são abundantes durante o inverno, mas são escassas no verão devido ao turismo de alta.

Serviço Aéreo

Diagoras Aeroporto Internacional de Rodes serve a cidade e a ilha. Ele está situado 14 km a sudoeste da cidade. É ligado a todos os principais aeroportos gregos e Chipre ao longo do ano e durante a temporada de turismo aceito tráfego pesado.


 
Baklava

Gastronomia de Rodes...

“Hilopities” (espécie de macarrão cozido com molho de tomate ou carne) e “mousaka” (o famoso...
A cidade velha de Rodes

Museus em Rodes...

Muitos dos turistas que visitam Rodes procuram as suas praias de areias finas e douradas com um mar de águas...
Mosteiro de Filerimos em Rodes

Monumentos de Rodes...

Rodes possui no seu panorama turístico, uma grande densidade de Igrejas e Mosteiros repletos de história e estilos...
Porto de Mandraki em Rodes

Vale das Borboletas Cer...

O Vale das Borboletas é um local único na Ilha de Rodes. Local de meditação por excelência, promove um contacto...

Deixe um comentário