Atrações em Roterdão

Motivos para uma viagem a Roterdão não faltam. As atrações desta cidade da Holanda, são muitas e dignas de visita.

Casas cúbicas de Roterdão

Casas cúbicas de Roterdão

Porto de Roterdão

A área portuária e industrial cobre cerca de 10.500 hectares. Cerca de 30.000 navios/ano deixam o porto e 130.000 têm lá o seu ponto de destino. Roterdão faz parte de 500 linhas de tráfego de navios, que se conectam com cerca de outros mil portos.

No porto existem pelo menos cinco refinarias e têm sede várias indústrias químicas. O Porto de Roterdão, é também utilizado para o comércio de produtos agrícolas, como grãos, rações para animais, fertilizantes e alimentos para a população. Em função desse intenso comércio de mercadorias, que vão e vem de muitas partes do mundo,  é ali que se localizam as principais representações de companhias de navegação.

Casas Cúbicas

Em Roterdão, a mais bonita e moderna cidade da Holanda, fica-se impressionado ao conhecer o Complexo Habitacional das Casas Cúbicas, uma obra do arquitecto Piet Blom que surpreende pela originalidade.

O projecto foi apresentado em 1978, mas só em 1982 começaram as construções, ficando pronta em 1984. O projecto inicial era a construção de 74 casas e um centro cultural. Mas por fim só ficou composta por um centro comercial, uma escola, uma torre de apartamentos e 38 casas, uma das quais podendo ser visitada como museu.

Quem teve oportunidade de entrar numa dessas casas diz que a sensação é esmagadora, pois as paredes convergem para um ponto e dão a impressão de que tudo vai cair.

Carnaval

O carnaval de verão, Zomercanaval em holandês, é um dos maiores festivais na Holanda, com quase um milhão de pessoas por ano. Todos os anos as ruas de Roterdão ficam coloridas, com cheiros da América Latina e uma mistura de diversos géneros culturais e musicais.

O carnaval de Verão começa uma semana antes do desfile com um oficial da eleição da rainha. Um júri e o público têm de seleccionar a Rainha do Carnaval de Verão de entre um número significativo de candidatas. A rainha além de ser bonita, tem de estar bem informada sobre o festival e a herança cultural de Roterdão.

Maratona de Roterdão

A Maratona de Roterdão é um evento anual que é realizado em Roterdão desde 1981. É efectuada em Abril de cada ano, desde a terceira edição em 1984, e atrai muitos atletas de ponta. Muitas vezes quem vai à  maratona de Roterdão, produz tempos rápidos, pois o percurso é muito plano e normalmente goza de condições meteorológicas ideais.

North Sea Jazz Festival

O North Sea Jazz Festival, é um evento anual realizado a cada fim-de-semana do mês de Julho.Este Festival costumava ser realizado em Haia, mas desde de 2006 tem sido realizado em Roterdão.O festival tem crescido muito e é conhecido mundialmente pelos vários estilos musicais que apresenta, desde o tradicional jazz de Nova Orleans para swing, bebop, fusion, blues, música gospel, entre outros.

O North Sea Jazz Festival é amplamente reconhecido como o “maior festival de jazz do mundo”, e tem uma reputação muito forte para a demonstração de diversas áreas de jazz de todos os tempos.


 
Túnel por baixo do Wilhelminaplein em Roterdão

Viagem a Roterdão...

Roterdão é a segunda maior cidade dos Países Baixos, Holanda Meridional. Conhecido como sendo o primeiro grande...

Artigos relacionados

Deixe um comentário