Gastronomia de Roterdão

A gastronomia de Roterdão é de uma forma geral apreciada na Europa. O principal ingrediente das refeições holandesas tradicionais, é a batata, geralmente acompanhada de carnes e vegetais cozidos.

Porto de Roterdão

Porto de Roterdão

O holandês não utiliza temperos picantes e usa bastante molho de carne sobre os alimentos. O consumo de lacticínios como leite, requeijão e derivados é muito comum na gastronomia dos holandeses.

Um típico café da manhã conta com uma grande variedade de tipos de pães, finas fatias de queijos fabricados no país, frios, salsichas, manteiga, geleia, mel e frequentemente ovo cozido, acompanhados por café, chá, chocolate e sumo de frutas. As mais populares variedades de pão são os escuros e de grãos. Comum também é o uso de pasta de chocolate no pão, bem como os krentenbroodjes (bolo com passas).

O almoço, durante o dia de trabalho, consta normalmente de uma refeição com pão, frios fatiados, queijo e conservas, acompanhados geralmente por um omelete, torta ou salada. A típica refeição ligeira é composta de broodjes, sanduíches, que são servidos nas broodjeswinkels, bares de sanduíches. Panquecas recheadas também são comuns.

As refeições mais substanciais são reservadas para o jantar, assim temos erwtensoep, sopa de ervilha servida com salsicha defumada, bacon e pão preto, groentensoep, caldo claro com vegetais, massa e almôndegas, hutspot, batatas, cenouras e cebolas, klapstuk, um acompanhamento feito de carne de vaca cozida, e boerenkool met rookworst, repolho crocante e batatas servidos com salsicha defumada.

Às 17h é hora de mais uma paragem tradicional para um drink ou borrel, como os holandeses chamam, que consta normalmente de um copo de cerveja ou uma dose de jenever, gin holandês, normalmente bebido puro e gelado, ou um copo de vinho acompanhado de queijos, nozes, biscoitos salgados ou bitterballen, espécie de almôndegas de carne que são comidas com o auxílio de palitos e após mergulhadas na mostarda.

As mulheres, normalmente são as primeiras a sentarem-se à mesa e é de “bom tom” não começar a comer antes de a dona da casa indicar, dizendo “Eet smakelijk”, coma deliciosamente. Mesmo as crianças devem esperar que todos acabem a refeição antes de se levantarem da mesa.

Os frutos do mar são excelentes e variados no país e incluem, gebakken zeetong, linguado grelhado, ostras imperiais, camarões, mexilhões, lagostas e enguias defumadas,filetadas e servidas sobre torradas ou cozidas ou fritas. As sobremesas favoritas dos holandeses são flensjes ou pannekoeken, 25 variedades de panquecas holandesas, wafels met slagroom, wafles com creme de chantilly, poffertje, bolinhas de farinha fritas e cobertas com açúcar e spekkoek, uma espécie de bolo de bacon.


 
Túnel por baixo do Wilhelminaplein em Roterdão

Viagem a Roterdão...

Roterdão é a segunda maior cidade dos Países Baixos, Holanda Meridional. Conhecido como sendo o primeiro grande...

Artigos relacionados

Deixe um comentário