Monumentos e Museus de Budapeste

Budapeste é uma cidade rica em monumentos e tradições… Para os mais interessados, a Praça dos Heróis, o Palácio Real, o Bastião dos Pescadores, o Parlamento, a Basílica de S. Estevão e a Ópera são os locais de maior interesse histórico a visitar nesta capital europeia muito inspiradora.

Palácio real de Budapeste

Palácio real de Budapeste

Monumentos de Budapeste

Praça dos Heróis

A Praça dos Heróis é um monumento cuja construção se iniciou em 1896 em memória dos homens que contribuíram para a fundação da cidade.

No centro da praça situa-se o Memorial do Milénio (também chamado Monumento do Milénio ou Monumento Milenario), conjunto de especial relevância em Budapeste, com estátuas dos líderes das sete tribos que fundaram Hungria no século IX e outras personalidades da história húngara. A construção do memorial iniciou-se quando se celebraram os mil anos do país (em 1896) e não se finalizou até 1929, quando a praça adoptou seu nome.

Na fileira de colunas esquerda encontram-se representados os reis Húngaros. Na fileira de colunas direita podemos ver grandes personalidades de renome na história da Hungria. Na coluna central, o Arcanjo Gabriel (no cimo do pilar). À volta estão os sete líderes tribais húngaros.

Palácio real

O Palácio Real em Budapeste fica no lado de Buda, no topo da colina do Castelo.

A parte mais antiga deste sumptuoso Palácio foi construída no século XIV. Passou por momentos sombrios e acabou por ser reconstruído diversas vezes. Hoje representa uma interessante combinação de estilos e um dos melhores roteiros de Budapeste. O espaço é tão amplo que alberga a Galeria Nacional, a Biblioteca Nacional e o Museu de História de Budapeste. Toda a região próxima do Palácio se encontra perfeitamente cuidada, com jardins que convidam a permanecer por ali.

O Palácio torna-se ainda mais especial ao anoitecer quando fica iluminado, dando um charme ainda mais especial ao coração da cidade.

Bastião dos pescadores

O bastião dos pescadores, no outeiro que se levanta na parte de Buda, sobre Danúbio é um lugar impressionante que é totalmente obrigatório visitar na capital húngara. A sua grandeza vê-se desde qualquer lugar da cidade, mas quando se está no seu interior é quando apreciamos o incrível lugar onde está. Todo o conjunto é como uma cidade medieval onde parece que o tempo não tem passado devido às suas muralhas, às torres e às ruas de pedra. À noite a imagem é ainda mais autêntica devido às luzes que dão ao lugar um tom vermelho de grande beleza. Nesta zona as lojas de lembranças encontram-se em grande abundância. São muitos os Miradouros existentes que podem servir para ver a cidade e para descansar. Pode-se perder o dia inteiro a passear pelos seus jardins, a percorrer as suas pequenas ruas e imaginar como seria a vida na Idade Média.

Parlamento

O Parlamento de Budapeste é o edifício mais belo da cidade. A sua arquitectura foi baseada no parlamento Inglês, sendo o maior monumento em Budapeste e o segundo maior parlamento na Europa.

O edifício fica sobre a superfície de 18 000 metros quadrados tem 700 salas e gabinetes, 27 entradas, nos seus 2 lados simétricos erguem-se a Câmara Alta e a Câmara Baixa, hoje é o lugar da assembleia nacional com 386 deputados. Tem uma sala central com cúpula, onde guardam a coroa do primeiro rei húngaro, do Santo Estêvão.

Basílica de S. Estevão

A Basílica de S. Estêvão é a maior igreja de toda a Hungria. Tem quase 100 metros de altura. A sua grande cúpula pode ver-se desde grande parte da cidade, e no interior da mesma está um dos tesouros mais importantes do país: a mão mumificada do Rei Estêvão, do qual provém o nome da Basílica. Acabou de ser construída aproximadamente em 1905 e tem um dos sinos maiores e mais pesados de todo o país.

Opera

A Ópera de Budapeste foi construída entre 1875 e 1884 projetada por Ybl Miklós e sua inauguração festiva aconteceu em 27 de setembro de 1884. Na abertura foram executadas obras de Erkel Ferenc. A Ópera Nacional é palácio renascentista com uma decoração interior maravilhosa, uma monumental escadaria com tapetes vermelhos, tecto e camarotes em dourado, e poltronas em veludo a tom vinho.

Museus de Budapeste

Budapeste é uma cidade com mais de 200 museus à disposição dos visitantes. Aqui há museus de todo o tipo: de ferroviárias, de armas, de telefonia, de bandeiras, de selos, de borboletas, de bonecas, de aviões antigos, de roupas dos tempos imperiais. Mas mais importantes ainda, existem museus como o Museu de História Natural, das Artes, da Cultura, do Holocausto, da Tecnologia, da Electrónica etc. Muitos destes fecham às segundas-feiras. Alguns destes encontram-se entre os mais importantes da Europa.

Museu da História Natural, Museu das Belas Artes, Museu da Arte Industrial.


 

Deixe um comentário