Gastronomia de Bolonha

Poucas cidades no mundo possuem uma herança de tradição gastronómica como Bolonha.

Tortellini à bolonhesa

Tortellini à Bolonha

No entanto, uma das três alcunhas da cidade é la grassa (o gordo), bem merecida, considerando a paixão pela boa comida local. Portanto, não é surpreendente que muitos dos famosos pratos italianos, tenham a sua origem precisamente em Bolonha.

Pratos de massa

Entre os pratos de massa incluem-se nomes famosos como o tortellini. Existem muitas variedades, mas as de Bolonha são recheadas com carne, presunto, mortadela, queijo parmesão, e são servidos também no caldo. Há ainda tortelloni recheado com ricota.

Bolonha é também a terra da massa com ovos, incluindo o tagliatelle estrelas e lasanha. Os Taglatelle segundo a tradição são servidos com molho de carne, e as massas para lasanha real são verdes, uma vez que são feitas com espinafres.

Carne à Bolonhesa

A carne – não falta carne em Bolonha – tem na carne de porco o seu rei indiscutível. Um prato tradicional é alla bolognese cotoletta, uma costeleta coberta com presunto e queijo fervido misto (sortidas carnes cozidas) e diversos assados também são populares, por exemplo Stracotto di Manzo (ensopado de carne). Os enchidos são outra prerrogativa de Emília: a glória de Bolonha é a mortadela.

Queijos

Entre os queijos, é impossível não mencionar o Parmigiano Reggiano, um dos mais famosos queijos no mundo, mas também é sugerido tentar squaccherone, um queijo muito macio. Os habitantes de Bolonha gostam de comer frios e queijos especiais com pão com banha: tigelle, crescentine e piadine.

Sobremesas

Para terminar uma refeição pode-se experimentar speziale pan típico, um bolo de Natal feito com frutas secas e torta di riso (bolo de arroz).

Vinho

O vinho mais famoso destas terras é o Lambrusco, um tinto espumante crescido entre Bolonha e Reggio Emília. Não é um vinho especial, mas com a sua luminosidade, agradável sabor e aroma frutado, conquistou grande sucesso pelo mundo fora.


 

Deixe um comentário