Viagem a Bolonha

Bolonha (ou Bologna em italiano) é uma cidade italiana, sendo a capital e a maior cidade da região de Emília-Romanha. Bolonha localiza-se no centro norte de Itália. Mesmo para os altos padrões da Itália, Bolonha é conhecida por la dolce vita. A Universidade de Bolonha é a mais antiga de Itália e a de maior prestígio, a assembleia está entre as mais progressivas de Itália, apostando em vários campos de ensino, desde a cultura à culinária, e é considerada por muitos como a mais sofisticada de Itália.

Piazza Maggiore de Bolonha

Bolonha - Piazza Maggiore

Em termos arquitectónicos, Bolonha inspira robustez, protegendo a população dos Invernos rigorosos. É essa a nota principal dos seus belos edifícios arquitetónicos de Bolonha. As arcadas de Bolonha dão-lhe um ar aristocrático bastante interessante. Ao longo dos séculos, Bolonha foi apelidada de muitas formas: La Dotta é uma referência à sua famosa universidade, O gordo (La Grassa) refere-se à sua cozinha e à riquíssima gastronomia de Bolonha.

O Clima de Bolonha

Bolonha tem um clima temperado húmido ou continental, característico das planícies, com Verões muito quentes e Invernos frios e húmidos. Durante o Verão são comuns as ondas de calor e as temperaturas superiores a 30ºC, de Maio ao início de Setembro. No Outono e Inverno é vulgar a cidade apresentar-se envolta em neblina.

Também em termos económicos a cidade é hoje pujante. Bolonha é um importante centro ferroviário e a sua economia baseia-se no sector industrial, tradicionalmente forte na transformação de produtos agrícolas e na pecuária, mas ainda com registo de indústrias de calçados, têxtil, engenharia química impressão e publicação.

A Cidade de Fiera – a área de exposições é uma dos maiores da Europa, com importantes exposições internacionais do sector automóvel – o Bolonha Motor Show, produtos cerâmicos para construção e indústria de alimentos.

Bolonha é a casa do Aeroporto Guglielmo Marconi, recentemente ampliado. O Guglielmo Marconi é o décimo aeroporto mais movimentado de Itália e constitui uma paragem intercontinental.

História e monumentalidade de Bolonha

Ao visitar Bolonha é impossível ignorar a bela Piazza Maggiore e todos os belos monumentos bolonheses que dela partem, com destaque, como qualquer cidade italiana que se preze para os monumentos religiosos, entre os quais se contam as dezenas de igrejas de Bolonha.

A História de Bolonha é riquíssima. O legado das artes, gastronomia, música e cultura não lhe fica atrás e pode ser atestado nos cerca de cinquenta museus de Bolonha. A gastronomia de Bolonha é também ela de excelência e pode ser provada nos produtos postos à venda nos mercados. Bolonha foi Capital Europeia da Cultura em em 2000 e este facto foi celebrado por toda a cidade, nomeadamente pelos seus teatros.


 
Bolonha e Neptuno

Bolonha histórica...

Como a generalidade das cidades italianas, Bolonha dispõe de uma História extremamente rica. Bolonha e Neptuno No...
Basílica de San Petronio

Monumentos de Bolonha...

Quem leu Anjos e Demónios de Dan Brown sabe que em Roma, igrejas não faltam. Pois o mesmo se verifica em Bolonha....
Torre Asinelli em Bolonha

Património arquitetónic...

Mas em termos de monumentalidade, em Bolonha é possível ver bem mais para além dos monumentos religiosos. Disso...
Tortellini à bolonhesa

Gastronomia de Bolonha...

Poucas cidades no mundo possuem uma herança de tradição gastronómica como Bolonha. Tortellini à Bolonha No...

Deixe um comentário