Monumentos e museus de Sorrento

De antigas ruínas romanas a museus onde pode apreciar a arte, cultura e história de Sorrento e da generalidade da costa Amalfitana, passando pelo Duomo e por uma visita aos claustros da Catedral de San Francesco, se completam assim as sugestões em termos de património monumental de Sorrento.

Sorrento

Sorrento

Museu Correale de Terranova

O Museu Correale de Terranova é um local de Sorrento que merece o interesse e a visita de todos aqueles que têm interesse pela arte, história e cultura. O museu é pequeno mas rico em objectos de arte.

Passeando nas salas deste esplêndido local, decorado como uma antiga residência da nobreza, com rico mobiliário, refinadas porcelanas europeias e orientais, pinturas napolitanas e estrangeiras, ainda se pode sentir a extraordinária atmosfera feita de luz, cores e aromas, pelas quais Sorrento era conhecida.

Museu della Tarsia Lignea

Tarsia Lignea é um original museu-loja, onde pode ser apreciado objectos de arte de Sorrento em madeira e artesanato em geral. Um dos objectivos do museu é mesmo promover uma nova produção de artefactos contemporâneos e design de mobiliário característico de Sorrento.

Situado no centro histórico de Sorrento, possui uma extensa colecção de móveis e objectos criados por artesãos desde os o século IX até à actualidade.

Pinturas, desenhos, gravuras, estampas e fotografias antigas relacionadas com as paisagens da costa de Sorrento, podem ser apreciadas. O museu della Tarsia Lignea está dividido em várias secções. Uma delas é dedicada a embutidos de madeira dos séculos V a IX. Numa outra estão expostos e são vendidos itens de mobiliário feitos por artesãos contemporâneos.

Duomo

O Duomo, em Sorrento, remonta ao século XV, e sofreu muitas transformações nos séculos seguintes. A fachada actual, completamente coberta por mármore, foi idealizada ao estilo românico, em 1924.

O portal lateral que remonta a 1479 é muito interessante. Destaca-se a arquitrave da crista do aragonês, a figura do arcebispo de Angelis, e o campanário de cinco andares que fica num porão feito com quatro colunas antigas.

O relógio é decorado com majolicas de fabrico artesanal e colocado no quarto nível do campanário. O interior exibe uma planta de cruz latina com três naves e capelas laterais, e apresenta um sumptuoso tecto decorado com telas em estilo barroco. Muitas obras estão guardadas na igreja: entre estas existe o trono do arcebispo e um púlpito de mármore da século XV, decorações de mármore e um coro de madeira dos fins do século XX.

Catedral de San Francesco

A construção do mosteiro de San Francesco foi iniciada nos primeiros anos do século VIII, mas o belo claustro do mosteiro evidencia sinais de ter sido trabalhado já no século XIV. A igreja de San Francesco fica ao lado do convento e data do século XVI. A igreja é ricamente decorada em estilo barroco, com trabalhos em estuque.

Podem-se apreciar ainda dois frescos do século XVII mostrando Santo António por Pádua e San Giacomo. Numa das capelas existe uma estátua de madeira que foi um presente da família Vulcano no século XVII.

As ruínas romanas

As ruínas romanas de Capo Sorrento merecem com certeza uma visita, se naturalmente, a estadia se faz mais longa. Trata-se dos vestígios arqueológicos de Villa de Polio Félix no primeiro século depois de Cristo.


 
Sorrento

Viagem a Sorrento...

Sorrento consegue reunir tudo o que há de bom na italiana Costa Amalfitana. A cidade fica no alto de um penhasco à...

Artigos relacionados

Deixe um comentário