Bestida na Murtosa

Bestida é uma localidade do concelho de Murtosa. Seguir pelo IC1 até Estarreja onde se toma a E109-5, em direcção à Torreira. Tomar o desvio para Bestida.

Bestida: aspecto de um moliceiro no cais

Moliceiro no cais da Bestida

Bestida era um antigo cais de embarque e pequeno porto lagunar. Actualmente remodelado, é sede da Bestida-Tour, empresa que promove circuitos e cruzeiros na ria em barco moliceiro. Poderá ainda saborear uma bebida e um doce regional na esplanada do Quiosque-Bar, enquanto aprecia a magnifica paisagem. No Bunheiro, entre os vários esteiros existentes na ria, pode visitar as ribeiras de Mancão e do Gago.

Capela de S. Simão

A Capela de S. Simão, popularmente conhecida como Capela do Forno devido à sua configuração circular. Data esta Capela do século XVI, e a sua fundação prende-se com uma relevante instituição do nosso passado jurídico – a dos morgados. Está classificada como património nacional.

Igreja Paroquial de S. Mateus

Dedicada a S. Mateus, data do século XVIII. Tem esculturas dos séculos XV, XVI, XVIII e cantarias seiscentistas. A torre localiza-se à direita da fachada. Tem uma porta principal de duas travessas, arcos cortados nas paredes destinados a altares, sendo dois arcos colaterais ao arco- cruzeiro e dois nos flanco. Tem duas janelas na capela-mor (estas posteriormente ampliadas) e seis no corpo, além das duas da fachada, sendo todas rectangulares.

Capela de S. Gonçalo

Dedicada ao mesmo santo, data do último quartel do século XIX e a fonte tem mais de trezentos anos.


 

Viagem a Aveiro...

Aveiro, conhecida como a Veneza  portuguesa, é a capital de uma região onde a montanha sulcada de profundos vales e...

Artigos relacionados

Deixe um comentário