Furadouro

Depois de visitar a Torreira tomar a saída em direcção a Ovar pela E327. Em direcção à costa, encontra-se a zona do Furadouro.

Furadouro à noite

Furadouro

O Furadouro é uma localidade do concelho de Ovar, e dista cinco quilómetros de Ovar por uma estrada que vai a direito, como se quisesse lançar-se ao mar. Aqui a praia é um areal sem fim, encrespado de dunas para o sul, e a luz é um cristal fulgurante, que no entanto, providência deste tempo invernal, se mantém nos limites do suportável.

No Verão, os turistas podem deliciar-se com a qualidade das águas e da areia, bem como com a excelentes parques de campismo, os programas de animação – espectáculos e desporto – o ambiente nocturno e a gastronomia.

Festas do Mar

As Festas do Mar destacam-se como as de maior relevância. Ocorrem a partir do 1º Domingo de Setembro.

O Furadouro não esquece as suas tradições pesqueiras, estando sempre presentes na praia os barcos típicos e as respectivas redes de apanha do peixe, como que a enfeitar toda a costa.

Parque de Campismo do Furadouro

Apaixonando-se por esta zona e pretendendo uma solução barata para poder ficar alguns dias a apreciá-la convenientemente, visite o Parque de Campismo do Furadouro. O parque goza de uma localização privilegiada pela sua proximidade à praia., para a qual existe mesmo um acesso directo.

Casa-Museu Júlio Dinis

Se acha que já chega de Natureza e de praia, e pretende agora usufruir da oferta cultural da região, rume a Ovar e visite o Museu Júlio Dinis. Localiza-se na Rua Júlio Dinis em Ovar. A Casa-Museu, cujo imóvel se encontra classificado Imóvel de Interesse Público, foi doada pela Família Bonifácio à Câmara Municipal de Ovar em 1989. Após décadas de encerramento, foi reaberta ao público em 1996. O acervo, para além de pretender valorizar a passagem por esta localidade do romancista Júlio Dinis (1839-1871), também destaca a temática tradicional rural da região. Num espaço anexo existe uma Biblioteca Dinisiana que integra, entre outros documentos, as primeiras edições e cartas pessoais do escritor, que embora seja do Porto, aqui é muito lembrado.


 

Viagem a Aveiro...

Aveiro, conhecida como a Veneza  portuguesa, é a capital de uma região onde a montanha sulcada de profundos vales e...

Artigos relacionados

Deixe um comentário