São João da Madeira

São João da Madeira é uma povoação antiga, surgindo com o nome de Madeira num documento de 1088. Foi incluída no Couto de Cucujães, doado por D. Afonso Henriques em 1139 ao mosteiro Beneditino.

S. João da Madeira: Quinta do Morgado

Quinta do Morgado

Nas Inquirições de D. Afonso III passa a pertencer às Terras de Santa Maria, pelo que veio a beneficiar do Foral manuelino concedido a Vila da Feira em 1514. Foi elevada a vila em 1924, a sede de concelho em 1926 e a cidade em 1984. É o concelho mais pequeno de Portugal continental, tendo apenas uma freguesia.

Património arquitectónico e cultural de S. João da Madeira

Do património arquitectónico de São João da Madeira destacam-se, pela sua importância histórica, a Quinta do Morgado, a Casa dos Gafanhões, edificada em 1523 e classificada como monumento nacional, a Ponte sobre o Rio Antuã, a Igreja Matriz e o edifício dos antigos Paços do Concelho.

Outro recanto de especial beleza é o Parque de Nossa Senhora dos Milagres, inaugurado em 1936.

Quinta do Morgado

Este Palacete pertence, desde 1523, à família Côrte-Real e está classificado como monumento nacional. A Quinta do Morgado dispõe de um serviço de organização de Cocktails e Recepções, num ambiente onde se respira a história de uma família antiga e influente, no contexto da aristocracia portuguesa.

Ponte romana sobre o rio Antuã

Relativa à história mais remota de S. João da Madeira, a ponte romana sobre o rio Antuã é um dos raros testemunhos da passagem de povos antigos por estas terras (Romanos, Árabes, Visigodos,…).

Igreja Matriz de S. João Madeira

A Igreja matriz de São João da Madeira foi construída no século XIX e é de invocação de S. João Baptista. Por detrás desta Igreja passava a via militar romana de Talóbriga e Lancóbriga.

Santuário de Nossa Senhora dos Milagres

O Santuário de Nossa Senhora dos Milagres foi construído com os donativos da população de S. João da Madeira, fruto da vontade de uma comissão constituída para o efeito em 1930, foi inaugurado em 6 de Novembro de 1938, em acto presidido pelo Bispo do Porto. Situa-se num espaço verde denominado por Parque Nossa Senhora dos Milagres.


 

Viagem a Aveiro...

Aveiro, conhecida como a Veneza  portuguesa, é a capital de uma região onde a montanha sulcada de profundos vales e...

Artigos relacionados

Deixe um comentário