Gastronomia de Birmingham

A gastronomia em Birmingham é a chamada cozinha inglesa típica, não faltam as salsichas e os ovos mexidos com bacon ao pequeno almoço, as torradas com manteiga e os “muffins” a acompanhar um longo chá inglês, o peixe com batatas fritas servidos em sacos de papel, os pudins, o shortbread, o rosbife entre outros.

Balti

Balti

Birmingham além de oferecer a típica cozinha inglesa, apresenta também uma especialidade, o Balti, prato típico, trazido em meados dos anos 70 pelas comunidades paquistanesas e de Caxemira. O Balti, rapidamente se estabeleceu como um dos pratos favoritos, tanto dentro como fora da comunidade.

Quem prefere a fast food também a encontra em Birmingham, assim como pratos confeccionados a pensar nos mais novos. Em Brindleyplace Chinatown, podemos encontrar uma grande variedade de restaurantes étnicos, e alguns a preços muito acessíveis.

O Triangulo Balti situado no centro urbano de Birmingham ostenta cerca de 200 restaurantes com mais de 25 tipos de cozinha diferentes e é classificado pelo “The Times” como a segunda capital culinária de Inglaterra.

Uma das especialidades locais, mundialmente conhecida e apreciada é o chocolate de marca Cadbury.

Cadbury

A CADBURY teve a sua origem em 1824, numa pequena loja na Bull Street em plena cidade de Birmingham na Inglaterra, fundada por John Cadbury e  destinava-se a comercializar chá e café. Em 1831 o seu negócio cresceu, deixou de comercializar esses dois produtos e passou a fabricar uma bebida feita à base de cacau. A partir de 1847 a popularidade do chocolate como produto de massa, levou à diminuição dos impostos que o tornava um bem de luxo. Foi neste contexto que novas empresas surgiram e a sociedade entre os dois irmãos se desfez, passando a empresa para as mãos de Richard e George (filhos de John) em 1861.

A visão social e industrial que os irmãos Cadbury tinham, levou-os a construir uma nova fábrica numa localidade que ficou conhecida por Bourneville. Os irmãos foram pioneiros ao oferecerem aos seus funcionários condições dignas de trabalho, numa época que os direitos dos trabalhadores quase não eram respeitados pelas fábricas. Criaram, ao redor de sua fábrica, uma vila para abrigar os funcionários conhecida até hoje como a cidade-jardim. Richard Cadbury desenvolveu e criou as primeiras caixas de chocolates com ilustrações floridas em 1868 e hoje ainda podemos apreciar este delicioso chocolate.


 
Praça Chamberlain em Birmingham

Viagem a Birmingham...

Birmingham é uma cidade do Reino Unido cuja história remonta à idade do Bronze, 700 d.C. e que muito cedo se...

Artigos relacionados

Deixe um comentário