Gastronomia e curiosidades de Edimburgo

A gastronomia de Edimburgo não é muito rica em pratos peculiares ou típicos, partilhando muitos pratos comuns a outros países. Na verdade, a cozinha escocesa por si só não atrai o turismo :) ao contrário do seu património cultural e monumental. No entanto, existe uma iguaria que se distingue mundialmente, o Haggis.

Haggis

Haggis

Haggis

O prato chamado Haggis, é a iguaria mais tradicional da Escócia, logo também de Edimburgo.

A confecção deste prato para muitas pessoas é muito simples. É necessário arranjar parte do estômago de um carneiro e adicionar vísceras, ou seja, fígado, coração, sangue cozido com bastante tempero. Após esta etapa costura-se o couro do estômago com o recheio das vísceras e cozinha-se. É servido geralmente com arroz e batatas.

No setor das bebidas a Escócia destaca-se na produção de Whisky, mais concretamente o whisky de malte.

Curiosidades

Edimburgo é uma cidade marcada com características peculiares, destas características destacam-se um Jardim Zoológico muito conhecido no mundo e uma das melhores universidades do mundo.

UNIVERSIDADE DE EDIMBURGO

A Universidade de Edimburgo é umas das universidades mais prestigiadas da Escócia e do mundo e é também uma das universidades mais antigos do país. Esta universidade é publica e conta com aproximadamente 24 000 alunos a frequentar diversos cursos focados nas ciências sociais, tecnologia e saúde. Além destes cursos a Universidade é pioneira no campo da investigação fazendo parte do Grupo Russell de universidades britânicas dedicadas à pesquisa, e é membro do grupo Universitas 21, um grupo internacional de universidades líderes em pesquisa.

No ano de 2002 a Universidade foi reorganizada: as noves faculdades que faziam parte da Universidade foram transformados em três colégios: Ciência e Engenharia, Medicina e Medicina Veterinária (MVM) e Humanidade e Ciências Sociais (HSS).

A  sua reputação não pode ser posta em causa, de facto em 2005 no jornal The Times saiu um suplemento de “Classificação de Universidades Mundiais” e era esta a posição da Universidade de Edimburg

• 9ª na Europa no âmbito geral

• 16ª no mundo em biomedicina

• 14ª no mundo segundo os recrutadores

• 27ª no mundo em artes e humanidade

• 38ª no mundo em ciências

• 30ª no mundo no âmbito geral

JARDIM ZOOLÓGICO DE EDIMBURGO

O Jardim Zoológico de Edimburgo, é outro local com interesse turístico e que é muito visitado pelos turistas, este zoo está situado nos arredores de Edimburgo e acolhe mais de 1000 animais de cerca de 127 espécies.

O zoo foi fundado em 1913 e tem uma extensão de cerca de 33 hectares e é um dos locais mais visitados da Escócia.

O zoo tem diversas atracções mas a que suscita mais atenção da parte dos visitantes é a zona dos pinguins, pois conta com muitos exemplares daquela espécie, é considerada a maior área de pinguins em cativeiro do mundo. Associado aos pinguins ocorre todos os dias um peculiar evento, chamado de Penguin Parade. Neste evento os visitantes podem observar um desfile de pinguins.

No zoo outro ponto que merece destaque é a Mansion House, uma mansão que foi construída em 1793 e que actualmente funciona como restaurante. Alem deste restaurante o zoo tem no seu interior espaços para piqueniques, áreas de jogos para crianças, lojas e restaurantes.

Além dos pinguins no zoo podemos ver outros animais como: tigres, girafas, macacos, ursos polares, leões, hipopótamos e uma grande variedade de aves.

Através do Hilltop Safari, um sistema de transporte, os visitantes poderão subir ao topo da colina. Este serviço está disponível todos os dias da semana no verão e no inverno apenas aos fins de semana.

Escócia é bem conhecida pelas suas tradições que perduraram durante os tempos, especialmente pelo kilt. Em Edimburgo as tradições são as mesmas que na Escócia, logo o kilt também é uma tradição muito usada pela população da cidade.

KILT

Uma das tradições e talvez aquela que se conhece mais no mundo seja o kilt. O kilt é uma peça de vestuário, uma saia, usada pelos homens, ou seja, pelos escoceses.

Esta saia masculina,  tem um comprimento até aos joelhos e é pregueado na parte de trás, tradicionalmente era feita de lã e com um padrão de tartan. O kilt era usado por guerreiros e batedores de clãs e cada clã possuía o seu próprio tartan, por assim dizer possuía o seu padrão do kilt. O kilt era assim o traje habitual dos homens e jovens do século XVI.

É uma das maiores associações à cultura escocesa, á sua cultura e tradições.


 
Vista de Edimburgo

Viagem a Edimburgo...

Edimburgo é a capital e a cidade mais conhecida da Escócia, no Reino Unido. Fica situada nas margens sul do rio Forth...

Artigos relacionados

Deixe um comentário