Gastronomia da Ucrânia

A gastronomia ucraniana é variada e predominam os pratos de frango, carne de vaca, e carne de porco. A acompanhar o prato, são muito utilizados cogumelos, assim como legumes variados e batatas.

Holubtsy - sopa de beterraba

Holubtsy é sopa de beterraba

Na cozinha tradicional, está incluído o varenyky que consiste num  recheio de batata, cogumelos, chucrute de queijo ou cereja, a famosa borsht, que consiste numa sopa de beterraba, e o holubtsy, constituído por uma folha de repolho recheada de arroz com carne moída ou trigo-mouro. As especialidades ucranianas, mais conhecidas e apreciadas, são o Frango de Kiev e o bolo de Kiev.

Na Ucrânia, as bebidas são muito semelhantes às do resto da Europa. Destaca-se, no entanto, a hozilka, que consiste numa bebida alcoólica branca, parecida com uma típica vodka russa, mas mais forte e mais picante.

Artesanato da Ucrânia

O artesanato da Ucrânia tem uma longa tradição, e é muito rico em influências, derivadas da presença de inúmeros povos. Muito apreciados pelos turistas temos os bordados, a xilogravura, que consiste numa técnica de gravura onde se utiliza a madeira como matriz, e possibilita assim, a reprodução de imagens e textos sobre papel ou outro suporte adequado, a pintura de bonecas e os ovos típicos da Ucrânia, chamados pêssanka.


 

Deixe um comentário