Monumentos e igrejas de madeira dos Cárpatos

Os Cárpatos têm uma riqueza cultural vasta, contando com inúmeros monumentos que contam uma história  e cuja visita é certamente  interessante.

Igreja de Madeira dos Cárpatos

Igreja de Madeira

Igrejas de madeira dos Cárpatos

As igrejas de madeira são a manifestação mais típica do património cultural regional e, talvez a fonte mais valiosa de contribuição para o tesouro da arte mundial.

As igrejas de madeira podem ser encontradas em todas as regiões da Ucrânia ocidental, nas cidades e aldeias de montanha. São exemplos únicos de construções em madeira quer pela sua arquitectura quer pela decoração dos seus interiores.

Tradicionalmente existem cinco estilos de igrejas de madeira dos Cárpatos. Lemkivskyi, Boikivskyi e Hutsulskyi que estão relacionados com os grupos étnicos de Cárpatos ucranianos. O gótico e o barroco mostram a relação com o Ocidente.

Como característica principal, as igrejas de estilo Boikivskyi e Lemkivskyi tem três partes, três troncos e três topos.

As igrejas de madeira dos Cárpatos que permaneceram desde os tempos antigos, são os melhores exemplos de construção Hutsul. Uma música mais antiga de Hutsúlshchina diz que a igreja é construída sobre o lugar onde o sangue de Cristo caiu sobre a terra. Cada aldeia, mesmo a menor, tem a sua própria igreja.

Na região dos Cárpatos foram preservados centenas de templos de madeira, construídos ao longo dos séculos ХІV-ХХ. Como curiosidade, a região de Transcárpatos tem 118, a região de Ivano-Frankivsk tem 50, a região de Lviv tem 28, a região de Ternopil tem 115, e a região de Chernivtsi tem 53.

As igrejas mais antigas da região de Ivano-Frankivsk são as seguintes:

  • Igreja de Anunciação, 1587, em Kolomya
  • Igreja do Espírito Santo, 1598, em Rohatyn
  • Igreja da Assunção de Stª Bárbara, 1623, na aldeia Pistyn, na região de Kosiv
  • Igreja de Nascimento de Virgem Maria, séc.XVII, em Vorokhta
  • Igreja da aldeia de Rosilna, séc. XIX, construída sem um único prego

 

Castelos dos Cárpatos

A região dos Cárpatos é famosa pela sua história, pelas antigas muralhas dos castelos, pelas fortalezas e mosteiros.

Os ataques e guerras dos tártaro-mongois causaram grandes danos nos grandes edifícios, muitos dos quais estão ainda em reconstrução. A maior parte das fortalezas podem ser encontradas no território de Lviv, Ternopil e na região de Transcárpatos.

Fortificações, muros altos nas colinas, e as torres de sinos são típicas de todos os castelos. Na base de alguns deles existem museus dos costumes e da história local com galerias abertas para visitas. Os palácios e fortalezas medievais servem para filmagens históricas e para organizar torneios de cavaleiros aristocratas. Ao longo dos últimos anos tem-se dado muita atenção à restauração e reconstrução de castelos sob a protecção do Estado. Cada um deles é digno de uma visita. Como exemplo temos os castelos medievais de Khotyn e Kamianets-Podilskyi.

Fortaleza de Khotyn.

Este castelo foi fundado pelo rei Danylo Galytsky no séc. XIII. Muitas vezes foi dominado pelos governantes da Moldávia, reis da Polónia, e sultões turcos. Neste local todos eles deixaram parte da sua cultura.

Kamianets-Podilskyi

Esta “velha” fortaleza foi construída sobre um banco rochoso do rio Smotrych. “A flor na pedra” é o outro nome de Kamianets-Podilskyi. A cidade atrai turistas com mais de uma centena de monumentos históricos.

A região de Ivano-Frankivsk é representada por:

  • Célula Maniava, séc. XVII, no distrito de Bohorodchany
  • Castelo de Halych, séc. XIV, no distrito de Halych
  • Castelo de Rakovets, séc. XVII, no distrito de Gorodenka
  • Castelo de Chernelytsa, séc. XVII, no distrito de Gorodenka
  • Castelo de Pniv, séc. XVI, no distrito de Nadvirna
  • Imagens de Castelos dos Cárpatos.

 

 

 


 

Deixe um comentário