Verkhovyna Vorokhta e Chernivtsi na Ucrânia

Verkhovyna, Chernivtsi e Vorokhta são três exemplos de localidades da Ucrânia, respectivamente uma vila, uma cidade e uma aldeia, paradigmáticas daquilo que o visitante pode encontrar neste belo país dos Cárpatos.

Chernivtsi na Ucrânia

Chernivtsi

A vila de Verkhovyna, em ucraniano significa um lugar muito alto, até 1962 foi chamada Zhábie. O seu nome é muito pertinente pois, mesmo a parte inferior da vila, está localizada a uma altura de 620 metros acima do nível do mar.

Em Verkhovyna podemos visitar o museu etnográfico privado de Roman Kumlik. A sua colecção inclui mostras da vida hutsul, roupas tradicionais, utensílios domésticos, ferramentas e moedas de várias épocas que dão uma ideia sobre a vida da região da Hutsúlshchina.O maior orgulho do museu é uma colecção de instrumentos musicais.

Vorokhta

O acesso à aldeia de Vorokhta faz-se através de uma passagem 1111 m acima do nível do mar. Esta aldeia é famosa pelos saltos de esqui. Nos anos 80 do século passado foram realizadas as competições internacionais de saltos de esqui. A partir do seu ponto mais alto tem-se uma vista maravilhosa sobre os picos mais altos dos Cárpatos.

Chernivtsi

A cidade de Chernivtsi é o coração da Bucovina. Situada nas margens do rio Prut, no sopé dos Cárpatos, com imensos jardins verdejantes. Hoje é a capital do distrito, que abrange uma área cerca de 150 quilómetros quadrados, com uma população de cerca de 240 mil pessoas. A região de Chernivtsi tem fronteiras com Moldávia, Roménia e outras regiões da Ucrânia como

A verdadeira jóia da cidade velha de Chernivtsi é uma obra do famoso arquitecta checo Josef Hlávka, antiga residência metropolitana da região de Bucovina. Hoje é a Universidade Nacional de Chernivtsi. De salientar um arco-íris de luzes e telhados, o sol sobre as cúpulas, uma maravilhosa combinação da gravidade dos muros da fortaleza, com grades de ferro forjado elegantes. Neste edifício, impressionante pela sua beleza, pode-se ver os padrões de bordados ucranianos, de ovos de pysanka, os tapetes nacionais de Bucovina.


 

Um comentário para Verkhovyna Vorokhta e Chernivtsi na Ucrânia

  1. maria valdete dantas diz:

    gostaria de saber onde está localizado a cidade/região de luhansk – na ucrânia e como faço para encontrar uma pessoa com nome russo, mas eu não escrevo e nem entendo niet em russo???????????????

Deixe um comentário