Category

Rodes

Vale das Borboletas Cervo-Dama e Faliraki em Rodes

By | Rodes | No Comments

O Vale das Borboletas é um local único na Ilha de Rodes. Local de meditação por excelência, promove um contacto intenso com a natureza.

Porto de Mandraki em Rodes

Porto de Mandraki em Rodes

Em pleno mês de Agosto, pode-se contemplar o espectáculo oferecido por milhares de borboletas que afluem ao vale, a fim de se reproduzir. Deste fantástico fenómeno surgiu o nome Vale das Borboletas.

No fim de Maio, surgem as resplandecentes borboletas, que se deslocam procurando sempre áreas de maior humidade, atingindo assim o vale em Agosto.

Cervo-Dama de Rodes

Algumas lendas dizem que o Cervo-Dama,  foi levado para Rodes pelos cruzados nos tempos medievais. Na verdade, Rodes foi chamado de “Elafioussa” na antiguidade, o que significa “com um monte de veado”. As duas estátuas de veados que se encontram no Mandraki Harbor, em Rodes, mostra que este veado tem sido um símbolo de Rodes ao longo do tempo . No entanto, o número de cervos tem vindo a diminuir devido à caça furtiva, aos graves incêndios que se fizeram e fazem sentir e também a acidentes com veículos automóveis.

Faliraki Water Park em Rodes

Faliraki Water Park em Rodes é o maior parque de água na Europa. Está aberto de Maio a Outubro e é um maravilhoso parque aquático, equipado com todas as comodidades e jogos. Em Faliraki Water Park, encontram-se diversas actividades e passeios, como slides Kamikaze, um navio pirata  para ser explorado, piscinas com ondas, rio lento, buracos negros enfim, um destino de grande diversão.

Monumentos de Rodes

By | Rodes | No Comments

Rodes possui no seu panorama turístico, uma grande densidade de Igrejas e Mosteiros repletos de história e estilos que documentam a antiguidade desta Ilha.

Mosteiro de Filerimos em Rodes

Mosteiro de Filerimos em Rodes

Mosteiro Filerimos

Este mosteiro  foi construído sobre a colina de Filerimos, próximo ao local do Ialyssos Antiga. Foi construído pelos cavaleiros da Ordem de São João nos tempos medievais e foi reconstruída no início do século 20.

Palácio Grão-Mestre

O Palácio do Grão-Mestre  está localizado no final de Cavaleiros Street. Este é um dos mais bem preservados castelos do Mediterrâneo e com o símbolo da ilha. Foi construído pelos cavaleiros da Ordem de São João nos tempos medievais e foi reconstruído no início do século 20.

Acrópole de Rodes

A Acrópole  de Lidos tem uma fantástica vista para a pitoresca vila e data do período helenístico. Parte desta acrópole foi restaurada pelos Cavaleiros.

Igreja de Nossa Senhora do Castelo

A Igreja de Nossa Senhora do Castelo, Igreja  bizantina do séc séculos XI , localiza-se junto da cidade de Rodes, a leste da Praça do Museu. A Igreja de Nossa Senhora do Castelo foi construída com a forma de cruz e tem características góticas.

Igreja de São Demétrio

A Igreja de São Demétrio é uma Igreja gótica situada na cidade medieval de Rodes. Esta bela igreja possui uma única nave e foi construída durante o domínio dos Cavaleiros.

Igreja de São João da Collachium

A Igreja de São João da Collachium foi construída durante o século XIV e é dedicada a São João, patrono da Ordem, e situa-se na parte medieval da cidade de Rodes.

Igreja de St .Phanurius

A Igreja de St. Phanurius, igreja bizantina situa-se na Cidade Velha de Rodes. A  construção de St. Phanurius, data do séc. XIII, a sua forma é em cruz e está decorada com frescos maravilhosos.

Capela de São Jorge Hostos

A capela de São Hostos é subterrânea e localiza-se junto ao antigo templo de Athena, na aldeia de Filerimos. São Jorge Hostos foi construída durante os primeiros tempos bizantinos.

Igreja da Anunciação

A Igreja da Anunciação foi construída em 1925 pelos italianos, seguindo o desenho arquitectónico da antiga Igreja gótica de São João ( localizado na Cidade Velha de Rodes). A Igreja da Anunciação é a catedral real de Rodes.

Igreja de Nossa Senhora (Panagia)

A Igreja de Nossa Senhora, localiza-se no coração da vila de Lindos, na sua praça principal. É uma construção do século XIV. No interior da Igreja de Nossa Senhora, o piso, feito de pedras pretas e brancas, e os magníficos frescos de séc. XVIII a decorar as suas paredes, conferem a esta igreja um aspecto peculiar e de rara beleza.

Museus em Rodes

By | Rodes | No Comments

Muitos dos turistas que visitam Rodes procuram as suas praias de areias finas e douradas com um mar de águas cristalinas convidativas a longos banhos. No entanto Rodes tem muito mais para oferecer como museus e galerias de arte fantásticas.

A cidade velha de Rodes

A cidade velha de Rodes

Museu Arqueológico de Rodes Dodecanese

O Museu Arqueológico de Rodes foi o Hospital dos Reis. O hospital foi um dos edifícios mais importantes durante o governo dos cavaleiros e compreende um grande pátio interior rodeado por uma colunata de dois andares.

O museu abriga colecções arqueológicas, consistindo em  diferentes grupo Tumulos, como o do antigo Ialysos, segurando itens como vasos, objectos de metal, estatuetas, jóias e gruposTumulos do antigo Kamiros, segurando itens como vasos e outros objectos pequenos, colecção de esculturas, pavimentos de mosaico e lajes funerários do período dos Cavaleiros.

Algumas das peças mais importantes deste museu são: Ânfora de FikelluraKylix de Vroulian, Black figura ânfora ática, cabeça de mármore de um atleta, cabeça de mármore de Helios entre outras.

Galeria Municipal de artes de Rodes

A Galeria Municipal de Arte de Rodes está localizada na cidade medieval. Abriga um rico acervo, interessante e bonito dos pintores mais representativos frefos do século XX ( fassianos, Maleas Teófilo, Moralis entre outros).

Museu de Arte Moderna

Este museu inclui obras de pintores contemporâneos gregos e estrangeiros que vivem permanentemente em Rodes.

Museu Judaico

O museu Judaico de Rodes foi fundado em 1977 e  encontra-se no antigo bairro judeu da cidade.

Aquário de Rodes

É um museu, um aquário e um centro de pesquisa. Tem como objectivo  preservar e exibir os animais embalsamados e que vivem do mar Mediterrâneo.  Os visitantes podem admirar espécies de gastrópodes e cefalópodes (moluscos), caranguejos, peixes, equinodermos e tartarugas.  Há também exposições de tubarões, de baleias,  bem como des focas-monge do Mediterrâneo.

Gastronomia de Rodes

By | Rodes | No Comments

“Hilopities” (espécie de macarrão cozido com molho de tomate ou carne) e “mousaka” (o famoso prato com batatas, beringelas, queijo e bechamel) são algumas das muitas especialidades de Rodes.

Baklava

Baklava

Refeições apetitosas,  podem ser encontradas em todos os restaurantes e bares tradicionais da cidade de Rodes, bem como nas tavernas tradicionais nas aldeias de Rodes.

A vila de Afandou é especializada em pratos de carne cozida em panelas de barro, juntamente com batatas e cebolas frescas, nesta vila também é muito famoso  o prato chamado “pitaroudia”.Rodes também tem doces tradicionais como o rega-boca, feito com mel e nozes e o “baklava famoso” com gergelim e um doce mel.

Os vinhos são famosos pelo seu grande gosto e qualidade desde os tempos antigos,uma vez que as adegas da ilha produzem vinhos da ilha de vinhedos, beneficiando da fertilidade do solo e do sol constante. As marcas mais conhecidas são as dos vinhos secos “Ilios” e Grand Maitre” e o vinho tinto seco “Chevalier de Rodes”.

A gastronomia grega baseia-se em ingredientes frescos. Carnes ou peixes são simplesmente grelhados e servidos com ervas, especialmente o orégãos, ou molho de limão. Carneiro, frango e porco podem ser servidos grelhados, ou, ainda, cozidos em saborosos molhos. As costeletas de carneiro são deliciosas à base de tomate com especiarias. Da culinária mais tradicional destacam-se as massas como o mussaká, que é uma espécie de lasanha com berinjela e o pasticcio, com macarrão, carne e molho bechamel.

Os peixes e frutos do mar recém-chegados, fritos ou grelhados, fazem parte integrante da gastronomia grega. Destacam-se o octapodi (polvo) e a kalamarakia (lulas); a Barbúnia (trilha) e o Lavráki (robalo) ou os excelentes garides (camarões) e astakós (lagostas).

O café da manhã, o iogurte grego, que é suave e encorpado, pode ser apreciado com frutas e coberto com o maravilhoso mel produzido na Grécia. Tanto o iogurte como o mel grego predominam em toda a Europa. Os sumos de frutas naturais são imperdíveis.

Para um lanche rápido, há o giros pita que consiste em carne de carneiro ou pernil, temperadas e fatiadas a partir de um espeto giratório e que pode ser servido tanto no prato, como em salada, com cebola, iogurte e batatas fritas, ou com todos os ingredientes enrolado na pita, um pão do tipo sírio, que se come com a mão como um sanduíche.

As sobremesas incluem saborosos doces feitos em geral no próprio local de venda, como as loukoumádes (bolinhos tipo sonhos, fritos, com mel e canela), bougátsa (doce de creme ou queijo com canela e açúcar), halvá, rizogalo (arroz doce), galaktobúriko (torta de leite), baklavás (mil folhas com amêndoas) e kadaífi (também de amêndoas e canela).

Queijos

Os queijos gregos são deliciosos. Alguns, são famosos em todo o mundo, como o Feta (feito de leite de cabra) e o Graviera; outros de produção caseira e local, de determinados lugares, tem um paladar diferente e são muito saborosos. Os queijos de Metsovo são especiais, principalmente os defumados, que são servidos derretidos para comer com pão ou em crepes.